Dicas de Segurança

Viva melhor!

Acidentes e situações de risco podem ser evitados, seguindo-se algumas dicas básicas de segurança.

Na Rua

•Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas.
Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
•Ao sair sozinho(a), procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.
•Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa.
Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.
•Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco.
•Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos.
•Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, etc.
•Durante as enchentes, os ratos, escorpiões e cobras aparecem em maior quantidade. Em caso de picadas de um desses animais, procure o posto de saúde mais próximo.
•Nunca jogue e nem permita que joguem lixo nos leitos dos rios ou nas lagoas. O lixo que você joga, causa o entupimento das galerias e canais, provocando o alagamento das casas.

Em Casa

•Guarde sempre em local seguro álcool e outros combustíveis inflamáveis.
•Ao cozinhar, mantenha os cabos das panelas voltados para a face interna do fogão.
•Não deixe que crianças brinquem com fogos de artifício ou balões.
•Procure manter as crianças longe do fogão. Advirta-nos com rigor. Grande parte das queimaduras é provocada por quedas de panelas fervendo.
•Cuidado com a presença de crianças quando estiver usando o ferro elétrico. Desligue quando não estiver usando e guarde sempre em local seguro.
•Coloque protetores nas tomadas elétricas. Crianças são curiosas e gostam de tocar em tudo.
•Mantenha os remédios, cosméticos e produtos de limpeza longe do alcance das crianças.
•Instale o botijão de gás em local ventilado. Inspecione os vazamentos com espuma de sabão.
•Ao sentir cheiro de gás dentro de casa, jamais ligue lâmpada, isqueiro ou fósforo. Pode ocorrer uma explosão.
•Ao despejar as cinzas e pontas de cigarros na lixeira verifique sempre se estão apagadas.
•Não deixe o lixo acumular. Não guarde panos impregnados com gasolina, querosene, graxas, solventes, ceras, gorduras vegetais, etc. Isso pode provocar uma combustão espontânea.
•Procure não ligar mais de um aparelho elétrico numa só tomada. Isso sobrecarrega o sistema elétrico, provocando um superaquecimento que poderá ocasionar um incêndio.
•As tomadas elétricas devem ser instaladas a uma altura mínima de 1 m do piso para evitar o contato com a água.

Dicas para Comprar um Veículo com Segurança

1. Desconfie de preços atrativos. É muito comum o vendedor alegar doença em família. Essa situação pode ser um alerta que o veiculo possui problemas, e o comprador pode ser enquadrado no crime de Receptação, em função de ter concordado com o recebimento de uma vantagem econômica.

2. Procure comprar veículos de pessoas conhecidas ou de comerciantes estabelecidos. Isso facilitará a solução de eventuais problemas que surgirem com o automóvel (multas, bloqueios, procedência, etc.).

3. Desconfie de veículos em nome de terceiros. É prudente um contato telefônico com o proprietário do veículo para confirmar que não há problemas.

4. Evite fechar negócios à noite ou em finais de semana. Nesses casos você não tem como fazer nenhum tipo de consulta para checar a procedência do veículo ou eventuais problemas que impeçam a negociação. Caso seja inevitável, não dê grandes quantias como principio de pagamento.

5. Não deixe que o vendedor traga o veículo até você. É importante que você saiba o endereço de residência do vendedor, pois em caso de problemas você sabe onde procurar. Cuidado pois estelionatários alugam imóveis (flats) para deixar o comprador seguro. É importante verificar a vizinhança.

6. Tome cuidado na hora do pagamento. Caso a negociação exija um sinal para garantia do negócio, evite grandes quantias e faça através de cheque . Assim, caso haja algum problema você pode sustar o pagamento. Nunca pague o valor integralmente ou dê outro bem como parte de pagamento, sem checar informações importantes (6,7,8,9), pois caso haja algum problema, dificilmente você conseguirá recuperar esse valor. Se você está vendendo, só aceite pagamento via TED. Tome cuidado com comprovantes de depósito de caixas eletrônicos!!!

7. Verificar se a placa e chassi no documento são os mesmos que constam no veiculo. Normalmente nos dublês, apenas a placa confere com o documento, sendo que o chassi pertence a um veiculo furtado/roubado.

8. Pesquise o histórico do veiculo no Detran. A pesquisa deve ser feita através de um despachante, verificando o histórico do veículo em relação a débitos (multas, Ipva etc), restrições (administrativos e judiciais) e Furto/Roubo. A pesquisa deve ser feita sempre à partir da numeração do chassi.

9. É recomendável que o veiculo seja submetido a uma Vistoria de Chassi e Motor pelo Detran. A consulta do veículo através do sistema não é garantia de boa procedência. É IMPORTANTE que o mesmo seja submetido a Vistoria de Chassi, nos Postos de Vistoria do DETRAN ou CIRETRAN, visando garantir que as numerações identificadoras de chassi e motor não possuam adulterações. É uma exigência do próprio Detran para a transferência de propriedade!!!

10. Verifique se o veiculo possui chaves reservas e manual do proprietário. A ausência desses acessórios pode ser indicativo de um veiculo furtado/roubado.Teste as chaves reservas, observando se, além de acionar o sistema de abertura (portas e combustível), faz o mesmo funcionar.

11. Verifique se há vestígios de Reparação/Colisão . Utilizando um especialista de sua confiança verifique as condições gerais do veículo em relação a funilaria, pintura e estrutura, evitando problemas futuros que possam comprometer sua segurança.

Dicas de Segurança aos Motoristas

Caso 1 – GEL DE SILICONE NO VIDRO DO CARRO – O bandido, sem que ninguém perceba, esguicha um material tipo silicone no pára-brisa do carro da vítima. Instintivamente, o motorista liga o limpador e a massa adesiva se espalha de tal modo, embaçando o vidro, que o motorista é obrigado a parar. Nesse momento, os assaltantes já estavam seguindo o carro aguardando você encostar para agirem. Portanto, se perceber algo estranho no seu vidro, pare num posto. Esse tipo de tática é geralmente usada em estradas, mas também pode ocorrer nas cidades.

Caso 2 – CARRO ATRAPALHANDO A SAÍDA DE OUTRO – Você e seus amigos estão num estabelecimento aberto como por exemplo um bar. De repente você é abordado por um sujeito, bem vestido, que pergunta se o carro tal da placa tal é seu. Você acaba confirmando e ele pede para você dar um pulinho lá para fora para manobrar o carro, alegando que está dificultando a saída de outro. Você, bastante solícito, vai e, ao chegar ao seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e mais pertences. Eles já estavam observando você no momento em que estacionou seu carro na rua.

Caso 3 – PANO COM GRAXA ENVOLVENDO UM LIMÃO NO ESCAPAMENTO – Você está na estrada viajando quando resolve abastecer num posto. Quando você segue a viagem, minutos depois percebe que seu carro esta estranho e resolve parar no acostamento. Em seguida aparece um carro oferecendo ajuda e acaba assaltando você. Em algum momento no posto os assaltantes colocaram um pano com graxa envolvendo um limão no escapamento do seu carro, e sem que você percebesse, seguiram seu carro até você precisar de ajuda.

Caso 4 – FUMAÇA SAINDO DO MOTOR – Acontece quando você vai a algum lugar como posto, dentista, médico ou algum outro estabelecimento, estaciona seu carro na rua, e quando você sai percebe que está saindo uma fumaça do motor do seu carro. Em seguida, você é abordado por um guincho que se oferece para ajudá-lo. O falso mecânico verifica o motor e aponta uma peça quebrada que coincidentemente possui em seu guincho. Alega que a peça custa por volta de R$1.500,00. O motorista, muitas vezes, aceita essa ajuda sem saber do golpe. No momento que a pessoa estacionou o carro, durante sua ausência, foi jogado óleo no motor e esse sim era o real problema da fumaça.

Caso 5 – AVISO DE FOGO NO VEÍCULO. Normalmente, um carro emparelha com o seu e o avisa que está saindo fogo do motor. Ao parar o veículo, os indivíduos pedem ao motorista para abrir rapidamente o capô e se adiantam a olhar o motor. Nesse momento, desligam a chave de ignição do veículo impossibilitando o seu funcionamento.
Após olharem o motor, os indivíduos informam ao motorista que, com o suposto incêndio, há a necessidade de trocar algumas peças e avisam que eles são donos de uma oficina perto dali. Com isso, o motorista questiona sobre o valor da peça e tem uma surpresa quando lhe apresentam um custo de R$ 750,00.
O motorista, muitas vezes, aceita essa ajuda sem saber do golpe. Mas, é importante ficar alerta e antes de aceitar qualquer ajuda “;estranha”;, ligar para a seguradora e solicitar o auxílio do guincho. Assim, se forem realmente golpistas vai se ausentar do local.

Dicas de Segurança

• Ande com os vidros e travas das portas sempre fechados;
• Nunca pare o carro em locais sem iluminação e movimento;
• Nos semáforos, pare sempre com a marcha engatada e fique atento à aproximação de estranhos;
• Evite a rotina, altere sempre os caminhos;
• Nunca use nenhum adesivo de academia ou lugares que você frequenta grudado no vidro do carro;
• Evite ostentar riqueza ou comentar publicamente os valores de seus bens ou seus planos de viagens;
• Fique atento nos cruzamentos;
• Quando for vítima de batida, nunca pare o carro, memorize a placa e procure uma delegacia de polícia;
• Não carregue cartões de crédito, talões de cheque, muito dinheiro na carteira; .
• Não deixe bolsas e jaquetas expostas no banco do carro.